Diário da Cidadania

Informações sobre Portugal, vistos, resdiências, leis, impostos, e tudo o mais pode importar para quem quer morar em Portugal

SEGURANÇA SOCIAL: COMO OBTER A ISENÇÃO NO PRIMEIRO ANO?

Quem tem atividade aberta ou vai abrir atividade em Portugal, saiba que se o seu faturamento anual, na data de 22 de março de 2018, se for menor que 10 mil euros, você tem direito a pedir a isenção da Segurança Social.

Sendo isento de contribuição na Segurança Social ainda poderá usufruir dos benefícios da Segurança Social, e esta isenção pode ser de até 1 ano. Pode ser de até 1 ano porque dependerá da época em que você se inscrever.

De qualquer forma, se tiver dúvidas porque está inscrito a mais tempo, tinha isenção e nunca fez pagamentos à Segurança Social, observe se não existe alguma irregularidade no cadastro, se não tem alguma multa a pagar, porque muitas pessoas são surpreendidas com multas a pagar pela falta de contribuições.

Além disso, caso tenha cessado a sua atividade, não esteja mais a trabalhar na atividade que você tinha declarado nas finanças, é importante atualizar o cadastro na Segurança Social. Existe um sistema que é automático, mas é sempre bom pegar uma senha e se informar do que ficar na dúvida e ser surpreendido com uma conta que não lhe cabe pagar.

Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!

SEGURANÇA SOCIAL: COMO OBTER A ISENÇÃO NO PRIMEIRO ANO?

INEFICIÊNCIA DE ATENDIMENTO NA AIMA EM DECORRÊNCIA DE INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA SIGAP E SIRES

Para melhor explicar a situação, em um dia bom, um atendimento médio na AIMA deve ter uma duração entre 15 e 30 minutos, enquanto em um dia medianamente ruim um atendimento pode durar em média 1 hora e 30 minutos ou 2 horas. Isto sem contar os dias ruins em que os atendimentos não podem ser realizados por indisponibilidade de sistema.

No melhor interesse de todas as partes envolvidas (estrangeiros, profissionais jurídicos, funcionários públicos e administração pública) REQUER seja implementada uma solução aos sistemas SIRES/SIGAP, no intuito de potencializar o poder de transferência de dados e processamento, visando simplificar, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento na AIMA, com o efeito de conceder maior segurança prática e capacidade de atendimento ao referido órgão.