Diário da Cidadania

Informações sobre Portugal, vistos, resdiências, leis, impostos, e tudo o mais pode importar para quem quer morar em Portugal

NIF – Número de Identificação Fiscal

Você já possui um NIF?

Tente fazer a validação e confirme a autenticidade do documento!
insira o numero do seu NIF na caixa, para verificar


Validação de NIF Português

Validação de NIF Português


ATENÇÃO: Nosso site tem a capacidade de fazer a validação de números de NIF de Portugal, e verificar se o numero corresponde a um NIF válido ou não. Observamos que o nosso algorítimo não identifica os proprietários do NIF, ou os seus representantes, tão pouco as informações registadas no portal das finanças.

Após o envio dos dados, a página prestará a informação solicitada automaticamente.

Não possui um NIF?

O NIF em Portugal, é a base para o desenvolvimento de qualquer relação mais aprofundada com o país.

O QUE É O NIF?

É importante considerar que o NIF (sigla para “Número de Identificação Fiscal”) é a forma principal pelo qual o governo de Portugal individualiza os cidadãos e estrangeiros.

Este número é necessário para cumprir obrigações fiscais, como pagar impostos ou declarar rendimentos, ou para exercer direitos, como abrir uma conta bancária ou adquirir bens ou serviços.

Em outras palavras, identifica-os junto à autoridade tributária e aduaneira para efeitos de impostos e relação fiscal em Portugal.

O NIF é utilizado habitualmente quando desenvolvemos os seguintes atos:

1) Abertura de contas bancárias;
2) Aquisição de imóveis;
3) Contratos de arrendamento;
4) Compra de veículo;
5) Troca de Título de Condução Estrangeiro;
6) Matrícula em instituições de ensino;
7) Processos de legalização no país;
8) entre outros…

 

COMO FAZER UM NIF?

O NIF é composto por nove dígitos e é atribuído automaticamente às pessoas que têm Cartão de Cidadão. As pessoas que não têm Cartão de Cidadão devem pedir o NIF junto das Finanças.

As pessoas estrangeiras que pretendem viver e trabalhar em Portugal também devem pedir o NIF. O pedido pode ser feito online, através do e-Balcão, ou presencialmente, nos serviços das Finanças.

O NIF é um número pessoal e intransmissível, que deve ser usado em todas as comunicações com as Finanças. O NIF também pode ser solicitado pela entidade empregadora ou pelo representante legal da pessoa estrangeira, mediante procuração ou declaração de autorização.

Quais os documentos necessários para um estrangeiro solicitar o NIF?

Pode ser necessário também apresentar um título de residência em Portugal, ou um representante fiscal com residência legal no país.

AONDE FAZER O NIF?

PRESENCIALMENTE

Para pedir o NIF presencialmente, é necessário marcar uma senha através do Centro de Atendimento Telefónico (CAT) – 217 206 707 e apresentar os seguintes documentos:

  • Se for cidadão da União Europeia, do Espaço Económico Europeu ou da Suíça, deve apresentar o documento de identificação civil ou o passaporte e o certificado de registo de cidadão da União Europeia.
  • Se for cidadão de um país terceiro, deve apresentar o documento de identificação ou o passaporte e o título de autorização de residência. Se for não residente em Portugal, deve também designar um representante fiscal com residência em território nacional.
  • Se for criança estrangeira sem passaporte, deve apresentar o documento comprovativo do nascimento.

O pedido do NIF é gratuito e o número é atribuído no momento do pedido. O número pode ser consultado no portal das Finanças ou através do envio de uma carta para a morada indicada no formulário.

PEDIDO ONLINE

Para pedir o NIF online, é necessário que a pessoa estrangeira tenha um representante fiscal (singular ou coletivo) com residência em território nacional. O representante fiscal deve preencher um formulário e anexar uma cópia digitalizada do documento de identificação da pessoa estrangeira.

O QUE É UM “REPRESENTANTE FISCAL”?

É profissional que faz a intermediação entre a Autoridade Tributária e o detentor do NIF que não tem residência em Portugal, para o informar das responsabilidades, notificações e comunicações do governo que lhe forem encaminhadas.

 

IMPORTA SABER

Em resumo, o NIF é um número essencial para todos que trabalham ou residem em Portugal. Para obtê-lo, você precisará se registrar nas Finanças e fornecer alguns documentos. O processo pode ser feito pessoalmente ou online. Depois de obter o número, certifique-se de memorizá-lo e mantê-lo em um local seguro.

Para fazer um NIF, deve ter a mão seu documento de identificação, juntamente com um comprovativo de residência atual. Ambos os documentos devem ser apresentados no original ou fotocópia devidamente certificada e legalizada para uso em Portugal.

Caso você não tenha residência em Portugal, poderá ter que apontar um representante fiscal.

LEMBRE-SE

O NIF é importante para todos aqueles que trabalham ou residem em Portugal. Portanto, certifique-se de obter o seu número assim que possível, para evitar problemas futuros.

Quer saber mais sobre o NIF?

Preencha o formulário para receber em seu e-mail um informativo sobre o processo de atribuição do Número de Identificação de Portugal, suas fases, e outras questões relacionadas ao processo.

    Sobre qual documento pretende saber mais?
    NIFNISSUtente do SNSAtividade Independente

    Jocê já possui o documento?

    INEFICIÊNCIA DE ATENDIMENTO NA AIMA EM DECORRÊNCIA DE INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA SIGAP E SIRES

    Para melhor explicar a situação, em um dia bom, um atendimento médio na AIMA deve ter uma duração entre 15 e 30 minutos, enquanto em um dia medianamente ruim um atendimento pode durar em média 1 hora e 30 minutos ou 2 horas. Isto sem contar os dias ruins em que os atendimentos não podem ser realizados por indisponibilidade de sistema.

    No melhor interesse de todas as partes envolvidas (estrangeiros, profissionais jurídicos, funcionários públicos e administração pública) REQUER seja implementada uma solução aos sistemas SIRES/SIGAP, no intuito de potencializar o poder de transferência de dados e processamento, visando simplificar, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento na AIMA, com o efeito de conceder maior segurança prática e capacidade de atendimento ao referido órgão.