Diário da Cidadania

Informações sobre Portugal, vistos, resdiências, leis, impostos, e tudo o mais pode importar para quem quer morar em Portugal

ESTUDAR EM PORTUGAL: COMO INGRESSAR EM UMA UNIVERSIDADE?

Existem várias maneiras. Para cidadãos brasileiros, por exemplo, existe a possibilidade de vir como estudante internacional para termos de graduação utilizando da nota do ENEM. Quem já é formado em uma faculdade, pode vir fazer uma pós graduação, um mestrado, um doutorado no país.

Além disso, há quem vem a Portugal para ser estudante do secundário. Isto é uma situação um pouco mais específica, mas existe também esta condição.

Por fim, não podemos esquecer dos intercambistas, que são aqueles que estão a fazer uma universidade, uma graduação e vem, ou estão a fazer um mestrado no Brasil e vem fazer parte deste mestrado ou doutorado por um convênio da faculdade em Portugal.

Em todas essas situações você pode vir a estudar em Portugal, basta que você busque uma universidade portuguesa, informe-se no site das universidades sobre as propinas, as quais são os pagamentos anuais, que no Brasil são chamadas de mensalidades da universidade, em Portugal o pagamento é anual, embora possa ser parcelado.

Este valor varia entre 1.200 a 5.000 euros, dependendo da universidade. Existem universidades como Minho, Nova de Lisboa, Lusófona, Universidade Clássica de Lisboa, a Católica do Porto, Católica de Lisboa, Coimbra, diversas universidades, nas quais você pode buscar o curso que lhe interessa, no grau que lhe interessa.

Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!

ESTUDAR EM PORTUGAL: COMO INGRESSAR EM UMA UNIVERSIDADE?

INEFICIÊNCIA DE ATENDIMENTO NA AIMA EM DECORRÊNCIA DE INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA SIGAP E SIRES

Para melhor explicar a situação, em um dia bom, um atendimento médio na AIMA deve ter uma duração entre 15 e 30 minutos, enquanto em um dia medianamente ruim um atendimento pode durar em média 1 hora e 30 minutos ou 2 horas. Isto sem contar os dias ruins em que os atendimentos não podem ser realizados por indisponibilidade de sistema.

No melhor interesse de todas as partes envolvidas (estrangeiros, profissionais jurídicos, funcionários públicos e administração pública) REQUER seja implementada uma solução aos sistemas SIRES/SIGAP, no intuito de potencializar o poder de transferência de dados e processamento, visando simplificar, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento na AIMA, com o efeito de conceder maior segurança prática e capacidade de atendimento ao referido órgão.