Diário da Cidadania

Informações sobre Portugal, vistos, resdiências, leis, impostos, e tudo o mais pode importar para quem quer morar em Portugal

BRASILEIROS ESCOLHEM PORTUGAL: SAIBA O PORQUÊ!

Quais são os motivos que levam as pessoas a trocarem o Brasil por Portugal?

Primeiramente, é a tranquilidade. Muitas pessoas que relatam suas mudanças referem-se distintamente sobre tranquilidade. Portugal, diferente de muitos países da Europa, é um local tranquilo, facilita a criação dos filhos longe das preocupações que muitas vezes cercam no Brasil.

Não significa que Portugal esteja inerte à criminalidade ou que não ocorra criminalidade em Portugal. Existe, é um problema de segurança pública, mas não da mesma forma que ocorre em Angola, no Brasil e até na França.

Outros países da Europa, como a França, Itália, Espanha e Reino Unido, sofrem gradativamente, cada um em seu grau, com o terrorismo, a ameaça do terror, e Portugal, felizmente, até o presente momento, nunca experimentou esta ameaça, nunca houve um atentado que concretizasse em Portugal, e este é um dos motivos que faz com que muitas pessoas, que trocam a sua residência do Brasil por Portugal, vem a procurar este país.

O segundo motivo que pode ser enumerado, evidentemente, é o financeiro. Conversei com pessoas que vivem em Portugal há anos e outros que recém chegaram, mas todos narram a mesma situação, de que em Portugal é mais fácil de se conseguir e ganhar dinheiro do que no Brasil.

Cem euros não é muito dinheiro, mas, para uma pessoa que atualmente vive e trabalha em Portugal, significa 2 finais de semana de trabalho no regime part-time, por exemplo, em um restaurante em Lisboa. Nessa situação, quem trabalha, por exemplo, em part-time, como neste caso, recebe 100 euros, na cotação de hoje, dia 1º de abril de 2018, vale aproximadamente 400 reais no Brasil. 400 reais, faz-se muito no Brasil, muito embora não dê para muita coisa.

Muitas pessoas no Brasil, e o salário mínimo brasileiro é de aproximadamente 900 reais, algumas pessoas recebem até seus 1.200 reais no Brasil, e quando caem em Portugal, se impressionam com o salário mínimo, apesar de baixo, de 580 euros, verificam que podem fazer muito mais com o salário mínimo português do que com o salário mínimo brasileiro.

Messa situação, é evidente que os 400 reais, os 100 euros que antes referimo-nos, rendem muito mais em poder de compra do que se fosse realizada a mesma compra no Brasil, ou seja, quem em Portugal ganham 100 euros, consegue fazer e realizar mais coisas do que quem tem à mão, 400 reais no Brasil.

Foi observado que não será com 100, 200 ou 300 euros que você vai conseguir se manter em Portugal. Distintamente do que muito se fala, não é com um salário mínimo que você viverá dignamente em Portugal. Com um salário mínimo, você arrendará sua casa, pagará contas de gás, luz, água e telefone, e alimentar-se, mas observe que para viver bem em Portugal é necessário fazer um cálculo de acordo com quantas pessoas compõem seu núcleo familiar, para que possa chegar em um valor adequado.

Observamos que as rendas em Portugal, tanto na região de Lisboa, quanto nas regiões adjacentes, estão para mais de 600, 700 euros. Dessa forma, não há como uma pessoa sozinha alugar uma casa para si e viver em Lisboa ou em cidades adjacentes com um salário mínimo. Ou esta pessoa divide a casa com outras pessoas estranhas, ou esta tem que, necessariamente, ganhar mais do que 580 euros.

Dessa forma, é importante que quem venha a Portugal ou quem planeja-se para vir ao país, compreenda que o país tem esta peculiaridade, tanto na questão do salário melhor do que no Brasil, mas para os padrões de Portugal, um salário mínimo português é realmente mínimo.  

Não obstante isto, Portugal é muito conhecido pela questão educacional. Quem vem a Portugal, tanto para a educação de base, quanto para a educação superior, surpreende-se pela qualidade do ensino e pelo resultado que isto é proporcionado em termos de oportunidades no futuro. Não é segredo. Muitos portugueses, após formarem em Portugal, saem para obter melhores condições financeiras, ou melhores condições de trabalho no exterior, e dentre os países, tem-se Alemanha, Holanda, Itália, França, onde o salário mínimo é maior.

Não se limite ao salário mínimo. O mais importante é, dentro destes países, encontrar um local onde se sinta bem para viver e perceber condições onde possa vir empreender em Portugal. Não são poucos os brasileiros que vieram e atualmente vem a Portugal para empreender, e neste quesito, Portugal se mostra muito frutífera, uma vez que, apesar dos salários serem baixos, as condições para se empreender no país são muito favoráveis, e quem tenha este espírito empreendedor deve, primeiramente, buscar empreender no país e, posteriormente, buscar encontrar um emprego ou uma colocação na empresa de outra pessoa.

Quando você empreende, quem faz o seu salário é você. Dessa forma, não é impossível para que consiga atingir, sendo seu próprio patrão, salários superiores a 1000, 2000, 3000 euros, e nessas condições, é evidente que viver em Portugal ou viver na Alemanha, lhe trarão condições diferentes de vida, uma vez que o salário em um país com a Alemanha passa de 1.400 euros, receber 2 salários mínimos não afetam tanto no resultado como em Portugal, aonde estará recebendo 5 ou 6 vezes mais.  Dessa forma, é muito importante planejar-se, orientar-se para vir a Portugal de forma segura, buscando as melhores condições financeiras e de mercado para que possa trabalhar e residir.

Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!

BRASILEIROS ESCOLHEM PORTUGAL: SAIBA O PORQUÊ!

INEFICIÊNCIA DE ATENDIMENTO NA AIMA EM DECORRÊNCIA DE INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA SIGAP E SIRES

Para melhor explicar a situação, em um dia bom, um atendimento médio na AIMA deve ter uma duração entre 15 e 30 minutos, enquanto em um dia medianamente ruim um atendimento pode durar em média 1 hora e 30 minutos ou 2 horas. Isto sem contar os dias ruins em que os atendimentos não podem ser realizados por indisponibilidade de sistema.

No melhor interesse de todas as partes envolvidas (estrangeiros, profissionais jurídicos, funcionários públicos e administração pública) REQUER seja implementada uma solução aos sistemas SIRES/SIGAP, no intuito de potencializar o poder de transferência de dados e processamento, visando simplificar, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento na AIMA, com o efeito de conceder maior segurança prática e capacidade de atendimento ao referido órgão.