Diário da Cidadania

Informações sobre Portugal, vistos, resdiências, leis, impostos, e tudo o mais pode importar para quem quer morar em Portugal

ETIAS

Lista de países que precisam do ETIAS

Lista de países que precisam do ETIAS

Lembre-se de que essa lista pode estar sujeita a alterações, e é sempre recomendável verificar as informações mais atualizadas junto ao site oficial do ETIAS ou das autoridades de imigração da União Europeia.

O que é o ETIAS?

O ETIAS (European Travel Information and Authorization System) é um sistema eletrônico criado pela União Europeia (UE) para fortalecer a segurança e facilitar a entrada de viajantes provenientes de países que atualmente não precisam de visto para entrar na área Schengen.

Como funciona o ETIAS?

O ETIAS é um sistema de autorização de viagem eletrônica que permite às autoridades europeias verificar antecipadamente informações sobre os viajantes que planejam visitar a área Schengen. Os viajantes devem solicitar a autorização por meio de um formulário online e fornecer informações pessoais básicas, como nome, data de nascimento, nacionalidade, informações de passaporte, histórico de viagens e eventuais antecedentes criminais.

Quem precisa do ETIAS?

O ETIAS é obrigatório para cidadãos de países que atualmente não necessitam de visto para entrar na área Schengen. Isso inclui países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Brasil, entre outros. Antes de viajar, os cidadãos desses países devem solicitar a autorização do ETIAS.

Qual é o benefício do ETIAS?

O ETIAS traz vários benefícios tanto para os viajantes quanto para os países da UE. Para os viajantes, o processo de entrada na área Schengen se torna mais rápido e conveniente, pois a autorização prévia evita possíveis atrasos ou problemas na fronteira. Além disso, o ETIAS permite que os viajantes visitem múltiplos países da área Schengen com um único pedido de autorização.

Já para os países da UE, o ETIAS fortalece a segurança ao permitir a verificação antecipada de informações sobre os viajantes. Isso ajuda a identificar potenciais riscos à segurança e combater ameaças como o terrorismo, a imigração ilegal e a criminalidade transfronteiriça.

Quanto custa o ETIAS?

A taxa do ETIAS é de 7 euros para os viajantes adultos. Menores de 18 anos e maiores de 70 anos estão isentos de taxas, tornando o processo mais acessível para famílias que desejam visitar a área Schengen.

Quanto tempo leva para ter o ETIAS?

Em geral, o processo de obtenção da autorização do ETIAS é rápido e eficiente. A maioria das solicitações é aprovada em questão de minutos, mas pode levar até algumas semanas em casos excepcionais. É recomendável solicitar a autorização com antecedência, preferencialmente antes de comprar passagens ou reservar acomodações.

Por quanto tempo vale o ETIAS?

A autorização do ETIAS é válida por três anos ou até a data de expiração do passaporte registrado durante a solicitação, o que ocorrer primeiro. Durante esse período, os viajantes podem entrar e sair da área Schengen quantas vezes desejarem, desde que respeitem o limite de permanência permitido (geralmente 90 dias dentro de um período de 180 dias).

A partir de quando devo ter o ETIAS?

O ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) está previsto para entrar em vigor em 2024. No entanto, a data exata pode variar, e é sempre recomendável verificar as informações mais atualizadas junto ao site oficial do ETIAS ou das autoridades de imigração da União Europeia para obter informações precisas sobre a implementação e data de início do ETIAS.

Quer fazer contacto connosco?

Preencha o formulário e nos encaminhe sua dúvida, comentário ou sugestão.

    INEFICIÊNCIA DE ATENDIMENTO NA AIMA EM DECORRÊNCIA DE INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA SIGAP E SIRES

    Para melhor explicar a situação, em um dia bom, um atendimento médio na AIMA deve ter uma duração entre 15 e 30 minutos, enquanto em um dia medianamente ruim um atendimento pode durar em média 1 hora e 30 minutos ou 2 horas. Isto sem contar os dias ruins em que os atendimentos não podem ser realizados por indisponibilidade de sistema.

    No melhor interesse de todas as partes envolvidas (estrangeiros, profissionais jurídicos, funcionários públicos e administração pública) REQUER seja implementada uma solução aos sistemas SIRES/SIGAP, no intuito de potencializar o poder de transferência de dados e processamento, visando simplificar, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento na AIMA, com o efeito de conceder maior segurança prática e capacidade de atendimento ao referido órgão.