Diário da Cidadania

Informações sobre Portugal, vistos, resdiências, leis, impostos, e tudo o mais pode importar para quem quer morar em Portugal

UTENTE – Número de Identificação do SNS

Não possui o número de Utente?

O número de Utente do SNS é um número pessoal e intransmissível, que deve ser usado em todas as comunicações com o SNS.

O QUE É O UTENTE?

O Utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a pessoa que utiliza os serviços de saúde pública em Portugal. Se você é estrangeiro e planeja viver em Portugal, precisa entender o que é o Utente do SNS e como obtê-lo.

O Utente do SNS é a pessoa que tem direito a receber cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que é o sistema público de saúde em Portugal. O Utente do SNS tem um número de identificação, que deve usar sempre que aceder aos serviços de saúde públicos, como centros de saúde ou hospitais.

O número de Utente do SNS é atribuído automaticamente às pessoas que têm Cartão de Cidadão. As pessoas estrangeiras que não têm Cartão de Cidadão e que vivem legalmente em Portugal devem pedir o número de Utente do SNS junto do centro de saúde da sua área de residência.

O pedido do número de Utente do SNS é gratuito e o número é atribuído no momento do pedido. O número pode ser consultado no portal do SNS ou através do envio de uma carta para a morada indicada no formulário.

O número de Utente do SNS também pode ser solicitado pela entidade empregadora ou pelo representante legal da pessoa estrangeira, mediante procuração ou declaração de autorização.

Para mais informações sobre o número de Utente do SNS, consulte o portal do SNS ou contacte a linha telefónica 808 24 24 24.

COMO FAZER o utente?

Para se registrar como Utente do SNS, você precisará apresentar alguns documentos, incluindo:

  • Autorização de residência ou visto de trabalho em território nacional;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF) ou cartão de contribuinte;
  • Atestado de residência emitido pela junta de freguesia, se não tiver autorização de residência ou visto de trabalho e viver em Portugal há mais de 90 dias.

Dependendo da sua situação, você também pode precisar fornecer outros documentos, como o seu cartão de seguro de saúde internacional ou comprovante de emprego.

IMPORTA SABER

Depois de se registrar como Utente do SNS, você receberá um cartão de saúde. Esse cartão é usado para agendar consultas, exames e receber tratamento médico em Portugal. Certifique-se de levar o cartão sempre que for ao médico, pois ele contém informações importantes, como o número de Utente e o nome do médico de família.

Lembre-se de que o SNS é um serviço público e, como tal, pode haver alguma espera para obter consultas ou tratamento médico, dependendo da sua situação. Além disso, algumas consultas ou tratamentos podem exigir o pagamento de uma taxa moderadora, que é uma pequena quantia que os Utentes do SNS devem pagar para acessar certos serviços.

RESUMO

Em resumo, o Utente do SNS é a pessoa que utiliza os serviços de saúde pública em Portugal. Para se tornar um Utente do SNS, você precisa se registrar em um Centro de Saúde em Portugal e apresentar alguns documentos. Depois de se registrar, você receberá um cartão de saúde que será usado para agendar consultas, exames e receber tratamento médico. Certifique-se de levar o cartão sempre que for ao médico e esteja ciente de que pode haver espera e taxa moderadora para alguns serviços.

 

Quer saber mais sobre o Utente do SNS?

Preencha o formulário para receber em seu e-mail um informativo sobre o processo de atribuição do Número de Utente do SNS de Portugal, suas fases, e outras questões relacionadas ao processo.

    Sobre qual documento pretende saber mais?
    NIFNISSUtente do SNSAtividade Independente

    Jocê já possui o documento?

    INEFICIÊNCIA DE ATENDIMENTO NA AIMA EM DECORRÊNCIA DE INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA SIGAP E SIRES

    Para melhor explicar a situação, em um dia bom, um atendimento médio na AIMA deve ter uma duração entre 15 e 30 minutos, enquanto em um dia medianamente ruim um atendimento pode durar em média 1 hora e 30 minutos ou 2 horas. Isto sem contar os dias ruins em que os atendimentos não podem ser realizados por indisponibilidade de sistema.

    No melhor interesse de todas as partes envolvidas (estrangeiros, profissionais jurídicos, funcionários públicos e administração pública) REQUER seja implementada uma solução aos sistemas SIRES/SIGAP, no intuito de potencializar o poder de transferência de dados e processamento, visando simplificar, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento na AIMA, com o efeito de conceder maior segurança prática e capacidade de atendimento ao referido órgão.