Diário da Cidadania

Informações sobre Portugal, vistos, resdiências, leis, impostos, e tudo o mais pode importar para quem quer morar em Portugal

Planilha de Planejamento de Custos (excel)

Custo de vida em Portugal

Inicialmente é importante ter em mente que a sua saga se iniciará muita antes de sair do seu país. Haverá dificuldades em todo o caminho, sejam financeiras, sejam documentais, seja na falta de suporte e apoio por parte dos amigos e familiares.

Nos anos em que faço parte de grupos de discussão sobre imigração para Portugal, noto uma visão muito simplista e otimista do custo de vida para Portugal, ou talvez uma visão inocente, que deixa muitas amarguras a maioria dos imigrantes recém chegados.

Não obstante isto, o processo de legalização tem custos e regras também, que muitas vezes são ignorados durante o planejamento, e que são muitas vezes fatais ao processo de imigração.

Imigrar depreende muita energia e otimismo, além de garra e vontade de fazer as coisas acontecerem. Existe também o planejamento, e é onde esta planilha vem para lhe ajudar, pois não bastam apenas relatos individuais, mas também o empirismo e a organização para fazer com que as ocasiões se convertam ao seu favor.

Calculadora de custos mensais (online)

Parabens! Você acabou de encontrar um dos prêmios escondidos em nosso site!

Oferecemos gratuitamente, abaixo, uma calculadora online, que pode lhe dar uma base atualizada do custo de vida em Portugal, conforme estimativas médias das principais cidades do país.

Calculadora de Custo Mensal

Custo de Moradia: 0.00

Custo de Alimentação: 0.00

Custo de Serviços: 0.00

Custo Variável*: 0.00

Custo Total Mensal: 0.00

Versão completa em Excell para download

A planilha inteligente que temos em nosso site, foi publicada originalmente em 2018, e auxiliou milhares de pessoas ao redor do mundo a se planejar e ter uma base do custo de vida em Portugal.

Esta planilha apresenta em poucos cliques, uma base do custo de vida de Portugal em 2023, e pode se adaptar a sua realidade familiar.

É considerada inteligente, pois faz automaticamente o calculo do que é necessário para você viver em Portugal, considerando os dados do seu agregado familiar e habitos de consumo.

Ela também trata de diversos aspectos da mudança para Portugal, dentre eles custo com arrendamento, alimentação, transporte, serviços básicos, legalização e contruibuições sociais em Portugal; e neste ano de 2022, fizemos atualizações para incluir custos médios com combustíveis, educação, saúde, e outros gastos mensais raramente contabilizados pelas pessoas.

Em outras palavras, não prometemos ter todas as respostas do custo de vida em Portugal em nossa planilha, mas certamente ela vai lhe ajudar com o máximo de informações relevantes para você possa fazer sua mudança de forma organizada e segura.

Inscreva-se para receber mais informações!

Preencha o formulário, que vamos lhe manter informado gratuitamente.

    Seu nome

    Seu e-mail
    Necessário para receber a planilha

    INEFICIÊNCIA DE ATENDIMENTO NA AIMA EM DECORRÊNCIA DE INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA SIGAP E SIRES

    Para melhor explicar a situação, em um dia bom, um atendimento médio na AIMA deve ter uma duração entre 15 e 30 minutos, enquanto em um dia medianamente ruim um atendimento pode durar em média 1 hora e 30 minutos ou 2 horas. Isto sem contar os dias ruins em que os atendimentos não podem ser realizados por indisponibilidade de sistema.

    No melhor interesse de todas as partes envolvidas (estrangeiros, profissionais jurídicos, funcionários públicos e administração pública) REQUER seja implementada uma solução aos sistemas SIRES/SIGAP, no intuito de potencializar o poder de transferência de dados e processamento, visando simplificar, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento na AIMA, com o efeito de conceder maior segurança prática e capacidade de atendimento ao referido órgão.