Diário da Cidadania

Informações sobre Portugal, vistos, resdiências, leis, impostos, e tudo o mais pode importar para quem quer morar em Portugal

MORAR EM PORTUGAL SEM TER CURSO SUPERIOR: É POSSÍVEL?

O superior é muito importante, dá uma série de conhecimentos, uma série de informações, mas não é tudo. Se eu posso dizer uma coisa que eu sempre digo é: Bill Gates não concluiu o curso, Zuguemberg não concluiu o curso, Steven Jobs não conclui o curso. Essas três pessoas mudaram mais o mundo do que muitas pessoas que concluem os seus cursos superiores.

Faculdade é importante, a pessoa tem um conhecimento diferenciado, mas não é a chave para o sucesso financeiro, não é a chave para o sucesso da sua família, ou dos seus projetos, ou da sua vida. A chave para o sucesso da sua família, da sua vida, do seu sucesso é você.

Como no caso dos exemplos dados ou de outros tantos, conheço pessoas que não têm formação em cursos superiores e estão se dando bem em Portugal, assim como conheço pessoas que não têm curso superior e estão se dando bem no Brasil, enquanto também conheço pessoas que têm curso superior e não estão bem aqui, ou outras também não bem no Brasil. Veja, tudo vai depender de você.

 Costumo dizer que se a pessoa está em um lugar onde se sente bem, onde se sente alegre, onde se sente disposto, e se trabalha com algo com o qual se sinta disposto, motivado, se a pessoa sabe trabalhar com aquilo, se coloca sua energia de uma forma positiva, de uma forma a construir através do seu conhecimento, não importa. Pouco importa se seja um conhecimento que adveio de um curso de faculdade, de uma formação acadêmica, ou se é um conhecimento que advém da vida, do dia-a-dia.

Falo isso com o conhecimento da minha própria família, meu avô, um grande exemplo para mim, uma pessoa que morreu analfabeta, mas foi uma pessoa que trabalhou muito, criou oito filhos, deixou todos com saúde e muito bem encaminhados na vida. Não vou dizer que os filhos são milionários e ricos, minha família não é rica, mas, do meu avô, vi uma pessoa com adversidades que não sabia ler e escrever, pôde sim atingir os seus objetivos.

E você, independentemente de ter curso de nível superior ou de ter uma formação básica, isto não é o que vai interferir no seu projeto de mudança de país, de vinda, eventualmente, para Portugal, de forma positiva ou negativa.

Não é porque você tem o ensino fundamental incompleto, até a 4ª série ou algo assim, que você vai vir para Portugal e vai ter mais dificuldades do que alguém que tenha um curso superior, como por exemplo, um dentista, um médico, um advogado.

 A dificuldade existe para ambos os casos. Tudo vai depender da sua força, da sua vontade, da sua fé em passar esses obstáculos, em ultrapassar essas adversidades. Persistência e paciência são a chave.

A minha opinião é que, independentemente de ter ou não ter um curso superior em Portugal, se você se sentir bem, feliz no país e motivado a trabalhar, vai ter uma vida maravilhosa nesse país. É um país acolhedor, muito bom, muito apaixonante de se viver.

Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!

MORAR EM PORTUGAL SEM TER CURSO SUPERIOR: É POSSÍVEL?

INEFICIÊNCIA DE ATENDIMENTO NA AIMA EM DECORRÊNCIA DE INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA SIGAP E SIRES

Para melhor explicar a situação, em um dia bom, um atendimento médio na AIMA deve ter uma duração entre 15 e 30 minutos, enquanto em um dia medianamente ruim um atendimento pode durar em média 1 hora e 30 minutos ou 2 horas. Isto sem contar os dias ruins em que os atendimentos não podem ser realizados por indisponibilidade de sistema.

No melhor interesse de todas as partes envolvidas (estrangeiros, profissionais jurídicos, funcionários públicos e administração pública) REQUER seja implementada uma solução aos sistemas SIRES/SIGAP, no intuito de potencializar o poder de transferência de dados e processamento, visando simplificar, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento na AIMA, com o efeito de conceder maior segurança prática e capacidade de atendimento ao referido órgão.