Diário da Cidadania

Informações sobre Portugal, vistos, resdiências, leis, impostos, e tudo o mais pode importar para quem quer morar em Portugal

MORAR EM PORTUGAL: PROBLEMAS COM A CONTA DE ÁGUA E LUZ?

Muitas pessoas foram surpreendidas e chegaram a nós reclamando que alugaram o imóvel ou estão a algum tempo no imóvel, e a conta de luz, água ou gás veio diferente em determinado mês, veio um valor exorbitante.

As pessoas pagavam, por exemplo, 20, 40 euros, e foram surpreendidas com 200 euros de conta. O que ocorre nesse caso?

Orientamos para que estas observem primeiro se a conta de luz refere-se a uma leitura real, ou seja, refere-se ao que está no contador. Em muitos desses casos, as pessoas não tinham o costume de encaminhar a conta de água, de luz ou de gás mensalmente às empresas, e estas empresas faziam por estimativa o valor que era cobrado na fatura, ou seja, vinham todos os meses 20, 30, 40 euros, mas isto era uma estimativa do que era consumido com base nos consumos anteriores.

Ocorre que, quando passou um funcionário da empresa para fiscalizar o local, verificar qual é o valor que efetivamente tinha sido consumido, vamos supor, depois de 6 meses que a pessoa já estava habitando naquele local, o funcionário da empresa percebeu que o que tinha sido consumido não era 10 metros cúbicos de água, mas 100 cúbicos de água.

A pessoa nunca encaminhou a leitura de água mensalmente, então é feito um ajuste daqueles 10 metros cúbicos de água, supostamente gastos, para 100 metros cúbicos de água, logo, você paga esta diferença exorbitante de 90 metros cúbicos, que daria, digamos, 200 euros.

É preciso observar que se você tem o costume mensalmente de mandar os valores das contas de luz, água e gás às empresas que lhe prestam estes serviços, você tem o direito de ir na empresa e verificar se existe algum erro na contagem ou se existe um problema contratual com o qual você foi lesado.

Muitas vezes as pessoas são surpreendidas também porque receberam uma oferta, que dura geralmente alguns meses, de desconto na fatura, e quando acaba esta oferta, o valor que antes era baixo, escala e sobe ao valor que lhe assusta. Observe que isto é uma relação contratual que deve ser tida diretamente com a empresa.

De qualquer forma, não é porque o valor que antes habitualmente vinha em 20 euros, todos os meses, que foi alterado a 200 euros, que não existe uma justificativa para isto, mas é preciso observar que, em muitos casos em que isto ocorre, as pessoas recém chegaram no país e não percebem que, diferente de países como o Brasil, onde mensalmente as empresas buscam fazer a leitura da água e da luz, em Portugal esta obrigação é do usuário.

Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!

MORAR EM PORTUGAL: PROBLEMAS COM A CONTA DE ÁGUA E LUZ?

INEFICIÊNCIA DE ATENDIMENTO NA AIMA EM DECORRÊNCIA DE INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA SIGAP E SIRES

Para melhor explicar a situação, em um dia bom, um atendimento médio na AIMA deve ter uma duração entre 15 e 30 minutos, enquanto em um dia medianamente ruim um atendimento pode durar em média 1 hora e 30 minutos ou 2 horas. Isto sem contar os dias ruins em que os atendimentos não podem ser realizados por indisponibilidade de sistema.

No melhor interesse de todas as partes envolvidas (estrangeiros, profissionais jurídicos, funcionários públicos e administração pública) REQUER seja implementada uma solução aos sistemas SIRES/SIGAP, no intuito de potencializar o poder de transferência de dados e processamento, visando simplificar, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento na AIMA, com o efeito de conceder maior segurança prática e capacidade de atendimento ao referido órgão.