Vários podem ser os benefícios de solicitar a nacionalidade portuguesa. Claramente, os benefícios mais comuns são: acesso a união europeia para trabalho, estudos e residência, sem a necessidade de um Visto de Residência para o efeito.

Independente do caso, deve analisar com cautela as condições antes da aplicação, e verificar o local adequado para o ingresso do pedido.


ONDE POSSO PEDIR A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

Poderá ingressar com o pedido de Nacionalidade em uma representação diplomática de Portugal (Embaixadas ou Consulados) no seu país de origem (ou de residência), ou diretamente em uma conservatória em Portugal.


POSSO PEDIR A NACIONALIDADE PORTUGUESA DIRETAMENTE EM PORTUGAL?

Sim. É inclusive o mais indicado, uma vez que as conservatórias são os orgãos competentes para o registo de nacionalidade.

Caso já se encontre em Portugal, poderá iniciar um processo diretamente no país, junto a uma conservatória, caso não esteja no país, poderá encaminhar seu pedido por correios, ou então fazer o pedido em uma representação diplomática (que ficará responsável por encaminhar posteriormente os documentos a uma conservatória em Portugal).


QUEM PODE SOLICITAR O A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

São muitas as previsões em que um estrangeiro pode solicitar a Nacionalidade Portuguesa, mas de uma forma simples, podemos identificar:

Atualmente a Nacionalidade Portuguesa pode ser solicitada por:

▶ Filhos e netos de portugueses
▶ Bisnetos (de português, desde que o filho ou o neto do português solicite também a Nacionalidade)
▶ Casados ou em união de facto com cidadãos portugueses
▶ Descendente de judeus sefarditas portugueses
▶ Nascidos em Portugal
▶ Filho menor de quem adquire a nacionalidade portuguesa
▶ Residente legal por mais de 5 anos em Portugal
▶ Adotados, entre outros casos…


Quer saber mais sobre a Nacionalidade Portuguesa?

Preencha o formulário para receber em seu e-mail um informativo sobre o processo de nacionalidade, suas fases, e outras questões relacionadas ao processo.