Quem hoje está em um processo de manifestação de interesse e calcula que seria uma boa ideia adquirir, comprar uma vaga para comparecimento aa AIMA, pode não ser uma boa ideia.
Primeiramente, tem-se que lembrar que o sistema está com uma falta grande de vagas, então as poucas vagas que aparecem, as vagas esparsas, vêm de desistências, cancelamentos de manifestação de interesse ou porque alguém conseguiu fazer a sua legalização de uma outra forma e apareceu no sistema.
Qualquer outra forma que não seja uma dessas três, pode estar relacionada a alguma fraude. Observe que a vaga não é de um indivíduo para que este possa vender, a vaga é da AIMA e está sendo disponibilizada para que este indivíduo vá àquela marcação, no entanto, se este desistir da vaga, se torna pública novamente e quem tiver a oportunidade de obter aquela vaga e ir aa AIMA, perfeito.
No entanto, se aquela vaga é vendida, se é feito de alguma forma no sistema um drible para que àquela vaga saia do indivíduo A para o indivíduo B, propositadamente, àquilo é uma fraude. Àquilo pode ser investigado pela AIMA, evidentemente, pela polícia judiciária, e atrapalhar o processo de legalização do indivíduo que adquiriu a vaga, porque este, ciente de que não há vagas, pagou para obter uma vantagem sobre o sistema que é dado de uma forma isonômica ao público, está defraudando o sistema, e nessa situação, pode sim influenciar negativamente na obtenção da autorização de residência.
É evidente que a AIMA não só trata do sistema informático, de uma forma a disponibilizar vagas, mas também ali recolhe dados de informações do IP que faz o acesso, do IP que faz o agendamento, com isso, consegue sim saber qual é o endereço, de qual máquina, de qual computador foi realizado àquele agendamento, e nessa situação, fazendo uma investigação com base nesses diversos casos, pode sim saber se há a venda ou alguma outra vantagem ilícita defraudando o sistema para a obtenção destas vagas.
Se você não quer se envolver nesse tipo de situação, fique esperto, não se deixe, pelo desespero talvez, colocar-se numa situação desvantajosa que pode atrapalhar a sua legalização. Paciência e persistência são muito importantes para quem está a fazer manifestação de interesse hoje em Portugal. Com pressa não se chega ao resultado.
Você tem que ter paciência e calma, porque estas vagas de manifestação de interesse só são obtidas através do sistema SAPA, não se obtém por fora, e, segundo, estas são controladas pelo sistema informático da AIMA, o qual sabe quando houve um cancelamento, uma obtenção daquela vaga, de quem foi e para quem foi, e nessa situação, pelas reiteradas formas com o que se pratica essa fraude, pode se identificar quem são os defraudadores e evidentemente fazer uma persecução criminal, o que não é vantajoso para si que está se legalizando em Portugal.
Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!