A manifestação de interesse é um processo feito por quem entrou em Portugal sem visto adequado para residência, mas pretende residir em Portugal, e dessa forma, começa a trabalhar no país, começa a contribuir com o país, e chega em determinado momento ao agendamento ccom a AIMA, para fazer a autorização de residência.
O que muita gente não sabe é que a manifestação de interesse não permite residir em um outro país da Europa e muito menos trabalhar. Muitas pessoas confundem-se com a idéia de que elas estão a contribuir para Portugal, confundem-se com a idéia de que elas, muitas vezes, estão a trabalhar para uma empresa, e por essa razão, também poderiam estar em outros países da Europa, por exemplo, a Suíça, a França, a Bélgica, a trabalhar, e também a fazer a sua legalização, porque para o governo de Portugal, o que importa é a contribuição, mas isto é uma informação falsa, não é verdadeira.
A pessoa residir e trabalhar em Portugal. A manifestação de interesse, nada mais é do que o nome próprio diz, uma manifestação de interesse em permanecer e residir em Portugal, e não em outros países da Europa. Evidentemente, a pessoa não pode utilizar-se da manifestação de interesse para ir a outro país europeu, mesmo que trabalhando para uma empresa Portuguesa, e de lá, fazer a distância de Portugal, a sua legalização.
Não, muito pelo contrário, Portugal quer que a pessoa trabalhe e que gaste o dinheiro que ganha, em Portugal, porque assim, a economia gira mais do que, unicamente, se a pessoa estiver a trabalhar para uma empresa portuguesa, recebendo dinheiro que vem de Portugal, mas gastando com água, com luz, com telefone, ou com a alimentação, num outro país da União Europeia.
No mesmo norte, quem faz esse procedimento estando em outro país da União Europeia, por exemplo, a Irlanda, e de lá, tenta realizar a legalização em Portugal a distância, poderá enfrentar um processo criminal por fraude, porque a manifestação de interesse é um processo em que o sujeito presta diversas declarações, submete diversos documentos, e só pode ser feito se o sujeito estiver em Portugal. Se a pessoa não está em Portugal, não pode fazer, e se fez sem estar em Portugal, muito provavelmente, a manifestação está errada e tem indícios de fraude, e tem também declarações falsas prestadas.
De um modo geral, em resumo, manifestação de interesse é um procedimento para quem está em Portugal, quer ficar em Portugal, quer se legalizar em Portugal e pretende viver em Portugal. Qualquer outra coisa distante disso, não é verdade esse lado.
Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!