NACIONALIDADE PARA BISNETOS! É POSSÍVEL? COMO TIRAR?

Artigos recentes

Existe a possibilidade do bisneto obter a nacionalidade portuguesa ou não? Depende. Via de regra, ou seja, o que está na lei, não existe um reconhecimento de nacionalidade para bisnetos. A atribuição da nacionalidade portuguesa vai para filhos e para netos. Filhos, somente a comprovação da filiação, tirando a menoridade já basta. Netos, comprovação da filiação, mas também, a comprovação dos laços de efetiva ligação.

Como a lei não dá um reconhecimento a essa atribuição, muitos casos, onde a pessoa é bisneta de português, faz primeiro a puxada dessa nacionalidade para o seu avô ou para o seu pai, ou para a sua avó e para a sua mãe. Essa pessoa faz a puxada da nacionalidade para algum ancestral, seja pai, mãe, avô ou avó, para depois o sujeito estar na condição de filho ou de neto de português.

Ou seja, para quem esteja na situação de ser bisneto e tem o pai vivo ou a mãe viva, ou o avô vivo ou a vó viva, essa pessoa pode requerer a nacionalidade portuguesa, desde que cumpra com os requisitos necessários para essa nacionalidade, e depois essa pessoa pode passar para você,  porque deixou de ser bisneto de português e se tornou um filho ou neto de português.

A dica para quem é bisneto, é verificar com o seu ancestral, para realizar o processo de nacionalidade, primeiramente para esta pessoa e, posteriormente, você terá o seu direito, mas volto a frisar, atualmente, não existe nada na lei de Portugal que garanta a atribuição de nacionalidade para  bisnetos de português.

Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!

Faça seu comentário abaixo: