A partir de 1º de abril até 30 de julho, está disponível a possibilidade de fazer a entrega da declaração de IRS em Portugal. Trata-se do imposto de renda, ou seja, é quando o sujeito aufere algum provento do trabalho, de dividendos ou ganho de capitais, por exemplo, tendo deste modo a obrigação de entregar o IRS. Algumas pessoas trabalham em Portugal com atividade independente, e estas possuem a obrigação de entregar o IRS.
Muitas pessoas não sabem, mas poderiam fazer muito mais com o seu IRS, consignando parte do valor pago para alguma instituição, podendo ser religiosa, cultural, associativista ou de proteção ambiental. Possui diversas instituições credenciadas que são aceitas para este efeito e a pessoa não precisa colocar a mão no bolso. Não fica nada mais caro para a pessoa. Muito pelo contrário, quando o sujeito indica uma dessas associações, a autoridade tributária, o governo, separa meio por cento do valor que a pessoa paga de IRS e entrega às associações.
A pessoa pode achar que meio por cento não é muito, mas se muitas pessoas fizerem, tem-se a possibilidade de ajudar mais pessoas. Há um documento no site das Finanças que descreve várias associações, como por exemplo, a Solidariedade Imigrante Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes, tratando-se de uma associação sediada em Lisboa que atua na causa dos imigrantes. Existem várias associações de diversas áreas, basta escolher e ajudar sem lhe custar nada a mais.
Se a pessoa gosta de animais, tem, por exemplo, a Associação Portuguesa para Intervenção com Animais de Ajuda Social ou a Eucãosigo – Intervenções Assistidas por Animais Cooperativa de Responsabilidade Limitada. Desse modo, você pode buscar uma associação que seja do seu interesse e que considere que deve ser consignado parte do seu IRS para uma dessas associações.
No site da Solidariedade Imigrante é possível realizar a confirmação das informações e a existência das associações. Tem ainda o site da Eu Cãosigo para que a pessoa busque saber o que é o trabalho exercido, se estão a atuar e assim sucessivamente.
Existem quase 5.000 (cinco mil) entidades, e deste modo, com certeza tem alguma instituição que seja adequada aos seus próprios princípios e ao que você acredita que deve ajudar. O que eu peço é só que aproveitem este momento para ajudar. Não lhe custará nada mais.
Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!