As pessoas que fizeram a Manifestação de Interesse e não tiveram esta avaliada ainda, não entregaram os documentos aa AIMA e possuem interesse de retornar ao seu país de origem, de férias, para visitar familiares ou por motivos que envolvam, às vezes, doença de familiares, podem retornar ao seu país de origem e depois ingressar novamente em Portugal?
Primeiramente, o direito destas pessoas de retornarem ao seu país de origem existe, pois estas, evidentemente, são nacionais daquele país e não podem ser impedidas de lá entrarem. Mas observamos que, na viagem de retorno, poderão sim ser impedidas de entrar em Portugal, isto porque elas não têm um direito absoluto a entrar em Portugal. Observe que estas pessoas não têm ainda a autorização de residência, e para todos os efeitos, na lei não existe nenhuma garantia de que estas poderão cá entrar.
Desta forma, esta viagem pode ser um risco (de que você não poderá retornar a Portugal), mesmo tendo feito sua Manifestação de Interesse. Observe que todo esse risco deve ser ponderado, e independente da sua situação, retornar a um outro país do Espaço Schengen ou da Europa, não garantirá que você poderá ingressar em território Europeu ou Português. Desta forma, é bom sempre ter cautela e atenção.
Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!