Este é um assunto um tanto quanto controverso, porque muitas pessoas afirmam, isto há anos, que o pessoal da AIMA, que espiões da AIMA se infiltram nos grupos de Facebook e WhatsApp para observar a atitude das pessoas, e evidentemente, às levar a um tribunal, às denunciar.
O que é a verdade?
O AIMA hoje, não tem nem interesse, nem capacidade humana para ficar dentro de todos os grupos de Facebook e de WhatsApp que falam sobre Portugal. Nessa situação, não é incomum que por uma brincadeira muitas vezes faça-se uma suposta notificação da AIMA em razão de alguém, de um administrador de um grupo e jogue-se dentro deste grupo para criar um certo pânico nas pessoas.
Há quem lucre com o pânico, e há também quem faça isso unicamente pela razão da risada, por poder se divertir um pouco.
Se a AIMA de fato for investigar alguém, não vai notificar dentro do próprio grupo do WhatsApp, como ocorreu no caso que nos foi relatado, não vai notificar dentro do grupo do WhatsApp para que avise as pessoas, e as pessoas saiam do eventual grupo, etc. e tal.
De uma forma geral, quando a AIMA faz uma notificação, é uma notificação por escrito, é feita através de carta, é uma notificação que tem valor legal, então não será feita via WhatsApp.
Evidentemente, nestes grupos, o que você tem que se preocupar, não são com eventuais espiões da AIMA, funcionários da AIMA que são pagos com o dinheiro público português para ficar olhando os grupos e o que é dito ali, mas sim com outras pessoas que muitas vezes você não conhece, não sabe quem são, mas essas podem sim organizar uma denúncia aa AIMA com as informações que estão dentro do grupo.
O AIMA não precisa ter funcionários espiões dentro de grupos para saber das informações que circulam na internet ou para saber qual é o mais novo kit esquema inventado, porque existem pessoas que se preocupam, obviamente, em fazer estas denúncias, e isto chega ao conhecimento da AIMA.
Quando não é feita através dessas denúncias, é descoberto através do extremo uso, porque evidentemente, como vocês imaginam, se uma pessoa no meio de centenas, está usando uma camiseta de cor amarela, e as outras centenas estão usando uma camiseta de cor preta, aquela ali talvez se destaque, mas não chamará tanta atenção quanto ter uma dezena de pessoas utilizando camisetas amarelas dentro de uma centena de pessoas utilizando uma camiseta preta.
O que quero dizer com isto? Quanto maior o número de pessoas que praticam determinado ato, geralmente ilícito, este ato se torna mais perceptível, por isso que quando você vier a Portugal, iniciar e pautar a sua vida da forma mais correta, da forma legal, para evitar de embarcar na onda de alguém e se prejudicar com isso.
Uma coisa é fato: a AIMA não vai gastar dinheiro público português, não vai gastar funcionários da sua atividade para ficar olhando WhatsApp. Quem vai olhar o WhatsApp é quem não tem muito mais o que fazer.
Para mais informações como esta acesse wwwdiariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!