AIMA NOS AEROPORTOS: NO QUE O REFORÇO PODE INFLUENCIAR PARA QUEM VEM?

Artigos recentes

Hoje, segunda feira, dia 01 de abril, e isto não é mentira, aumentaram o efetivo de trabalho, o efetivo humano, o número de pessoas que trabalham nos aeroportos em Portugal, principalmente no aeroporto de Lisboa junto aa AIMA.

Quem nos acompanha nas outras redes sociais, principalmente no Facebook, já tinha visto neste último mês de março que encaminhamos diversas publicações falando sobre o treinamento do efetivo da AIMA, principalmente no que tange à falsificação de documentos, então, estavam treinando os funcionários da AIMA que trabalham com a parte de imigração, estavam a treinar a questão de identificação de documentos falsificados. Compartilhamos ainda sobre o concurso anteriormente que iria ter para efetivos da AIMA em Portugal.

O que importa saber?

O AIMA hoje, nos aeroportos em Portugal, não tem efetivo suficiente para fazer o seu serviço correr de uma forma razoavelmente rápida. É muito normal que as pessoas tenham que aguardar muito tempo às vezes para serem atendidas.

Muitas vezes as pessoas que não passam na primeira, na imigração, vão para a famosa salinha, tem que aguardar um prazo muito alargado para poder sofrer uma segunda entrevista, para poder explicar as razões pela qual tem direito de entrar em Portugal, ou razões pela qual deveria poder entrar em Portugal, e nessa situação, para melhorar também o serviço, a AIMA  fez a contratação de mais profissionais e está colocando estes profissionais na data de hoje para iniciar os trabalhos nos aeroportos em Portugal.

Nos últimos meses foram pegos vários cidadãos estrangeiros com posse de drogas, tentando realizar o tráfico internacional de drogas, foram pegos vários cidadãos estrangeiros na posse de documentos contrafeitos ou falsificados, principalmente documentos onde narrava-se terem a nacionalidade europeia, muito embora não tinham. Vários casos, inclusive, de tráficos de seres humanos. 

Quem acompanhou as notícias de Portugal hoje, viu que houve a detenção de uma pessoa vinda de um país africano com três crianças, e este não era de fato o pai, não era uma situação comum, então foram todos detidos no aeroporto em Lisboa, e isto ocorre por causa da intervenção da AIMA.

Na última live que fizemos e várias vezes quando conversamos com nossos amigos, sempre lembramos de um programa da nacional geografic, que é polícia de fronteiras ou é fronteiras pelo mundo. Este programa trata sobre a entrada de indivíduos no país estrangeiro e a tentativa, muitas vezes, de pessoas entrarem com drogas, com documentos falsificados, com moeda falsificada ou com contrabando, e as polícias de fronteira, como ocorre, por exemplo, no Brasil, através da polícia federal, realizam a abordagem desses indivíduos e verificam as condições mínimas, tanto para a entrada quanto para a permanência desses indivíduos no território nacional.

O AIMA é, de certa forma, uma polícia de fronteira, não faz só a questão da emissão de autorizações de residência ou da avaliação de vistos em Portugal, mas também faz o controle fronteiriço de Portugal, e nessa situação, é responsabilidade da AIMA, impedir a entrada no território português, de pessoas que tenham mandado de busca europeia, tenham impedimento para entrada em algum país europeu, tenham a posse de um documento ou visto contrafeito, ou estejam a entrar com alguma coisa que seja proibida em Portugal.

De certa forma, a AIMA é a polícia de fronteiras, ou seja, faz o controle de fronteiras em Portugal, e nessa situação, tendo um aumento de efetivo, evidentemente, o serviço que estes prestam será melhor prestado, com mais cuidado, com mais atenção, para que menos casos como estes narrados sejam cada vez mais percebidos de forma mais fácil, sejam estas pessoas detidas, impedidas de entrar em Portugal, levadas à justiça.

Para quem é viajante regular, para quem vem na posse de um visto, altera em alguma coisa? Altera. De certa forma, você terá seu atendimento de uma forma mais rápida, mais célere, mas de um modo geral, você não é a pessoa que estão a buscar nos aeroportos em Portugal.

Você que vem à turismo, que vem para aproveitar e conhecer Portugal, aproveitar a beleza e culinária do país, não se preocupe com este aumento de efetivo, porque evidentemente este aumento, embora assuste algumas pessoas, não vem a prejudicar quem vem de boa-fé à Portugal, quem vem à posse de um visto para estudar, trabalhar ou à turismo.

Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!

Faça seu comentário abaixo: