AGENDAMENTO COM O AIMA: QUAL O PRAZO MÉDIO DE CADA CASO?

Artigos recentes

O prazo que a AIMA tem levado para realizar as marcações tem sido distinto de acordo com o motivo da marcação. Por exemplo, se um indivíduo chegou em Portugal, precisa fazer a declaração de entrada, porque eventualmente veio por um outro país, veio em um voo de conexão pela França, pela Espanha, e precisa fazer a declaração de entrada, que é marcada dentro dos 3 primeiros dias, saiba que a pessoa não conseguirá o contato com AIMA nesses 3 primeiros dias. Terá que realizar uma marcação, que geralmente fica o prazo para o mês seguinte de se realizar esta declaração de entrada.

No caso de quem é familiar de cidadão europeu, as marcações tem ocorrido para um prazo de 2 meses a 3 meses com a AIMA, e no caso de quem vem na posse de um visto de residência emitido no país de origem junto ao consulado, pessoas que vem, por exemplo, para viver e trabalhar em Portugal, essas pessoas conseguem uma marcação para aproximadamente 3 a 4 meses depois da data que realizar um agendamento.

Digamos que você agende, em qualquer um desses casos, hoje. No caso de declaração de entrada, mês que vem você vai aa AIMA. No caso de familiar de cidadão europeu, que fará um cartão de familiar de cidadão europeu, é um prazo de 2 a 3 meses, e no caso de quem vem com o visto, é de 3 a 4.

Nos outros demais casos, como por exemplo, quem não vem na posse de um visto, vem fazer um processo de autorização de residência, quem está no país fazendo um processo de autorização de residência com dispensa de visto de residência, ocorre muito no caso de estudante, por exemplo, ou de profissional de alta qualificação, este prazo da marcação, geralmente, é de 4 a 6 meses para que você possa comparecer na AIMA.

Nos casos de quem faz a manifestação de interesse, observe, primeiro tem que ser analisada no sistema, o que já leva um prazo de 1 a 3 meses, e depois de analisada, abre-se a possibilidade de fazer o agendamento.

Agendamentos que foram realizados em janeiro de 2019, saíram a partir de outubro, novembro e dezembro de 2019. Então os prazos são mais longos para que você consiga uma possibilidade de comparecimento aos AIMA, o que não impede de você obter, numa excepcionalidade, um prazo mais adiantado quando quando você acha uma vaga no sistema, às vezes, para mais longe ou quando você acha uma vaga no sistema de alguém que tinha uma marcação e desistiu, e você ocupa aquela vaga que você conseguiu por sorte, é bem essa a palavra.

Veja, os processos, como são diferentes, têm um prazo diferente para a sua avaliação, evidentemente, para o seu comparecimento na AIMA, porque isso vai depender do tamanho da fila, do número de pessoas que têm a aguardar o atendimento para ir aa AIMA, e esta fila vai ficando mais pra frente, mas, de uma forma geral, os prazos são esses.

Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!

Faça seu comentário abaixo: