Saiba que quando a pessoa sai do país de origem para morar no estrangeiro, muito provavelmente terá que se utilizar desse tipo de certificação. Se a pessoa já sabe como fazê-lo, é importante tratar ainda dos documentos que devem ser tragos para Portugal e que devem estar apostilados, pois facilitará a vida do indivíduo no país estrangeiro.
Isto dependerá da situação em que a pessoa venha familiarmente, significando dizer que, se o sujeito vier sozinho, precisará de menos documentos do que se vier com os familiares. Dependerá ainda da situação educacional do indivíduo, ou seja, até que ano estudou. Via de regra, para uma pessoa que vem a Portugal sozinha, esta precisará trazer somente as suas habilitações e títulos de educação, isto é, profissionais, como uma graduação.
Nessa situação, é importante que traga o diploma apostilado. Há quem prefira fazer o apostilamento na fotocópia autenticada do documento. Mas observe, se o apostilamento for feito sobre uma fotocópia autenticada, evidentemente deverá entregar. Se fizer com um documento original, a pessoa poderá fazer uma fotocópia autenticada em Portugal e entregá-la. Nunca entregue seu documento original. Pode ser feito tanto nos históricos do ensino médio, quanto nos históricos e diploma do ensino superior, e ainda, em pós-graduações, mestrados e doutorados.
É importante que se faça porque eventualmente se a pessoa tiver que fazer o reconhecimento ou a equivalência deste grau de ensino, é preciso ter esta documentação como meio de comprovação. No caso da pessoa vir a Portugal sozinha, pode ainda vir a trazer o certificado de antecedentes criminais, o que eu particularmente não aconselho, porque se o sujeito consegue emitir a certidão de antecedentes criminais no site da polícia federal, é mais fácil a pessoa fazer esta emissão no site da polícia federal e fazer a autenticação deste documento no consulado brasileiro em Portugal.
Isto pode ser feito a um custo de 5 (cinco) euros. Às vezes a pessoa gastará muito mais no apostilamento no país de origem, por exemplo, no Brasil, do que no consulado do Brasil para autenticar este documento, mas só vale para quem consegue tirar o documento pelo site da polícia federal. Quem não consegue, terá que fazer a certidão criminal no país de origem. No caso do Brasil, observe que é importante que seja certidão criminal da polícia federal, que é o único órgão que pode fornecer este documento com validade para o país inteiro. As demais certidões acabam não sendo aceitas em Portugal, na maior parte dos casos, tratando-se de AIMA, de conservatórios e afins.
Noutro norte, quem vem trazer a família deve também trazer a certidão de nascimento dos filhos, caso tenha, em inteiro teor apostilada, bem como a certidão de nascimento dos cônjuges em inteiro teor apostilada, e ainda, certidão de casamento em inteiro teor apostilada, para a finalidade de reagrupamento familiar, o que é comum de ser realizado no país por família de imigrantes que venham a se fixar no país.
Além disso, tratando-se do caso de quem venha realizar o processo de nacionalidade em Portugal. Os documentos relacionados a esta nacionalidade devem estar apostilados e por cópia reprográfica.
Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!