Esta informação está localizada no portal SAPA. Basicamente, tem-se que ir onde foi feita a Manifestação de Interesse, e ainda, colocar as informações credenciais, com acesso de e-mail e senha, para que se tenha acesso à parte interna do sistema SAPA, e assim providenciar obter esta declaração. Lembrando que estes acessos são sempre pessoais e intransferíveis, deste modo, se a pessoa não fez a Manifestação de Interesse e, as vezes, pediu para o filho ou irmão fazer, é preciso que este responsável sempre tenha o acesso ao e-mail e a senha, caso necessite ou receba alguma comunicação por parte da AIMA.
No portal, a pessoa deve ir na parte onde indica-se as Manifestações de Interesse, e deste modo, a pessoa chegará na página onde tem os dados de identificação, morada e atividade profissional, ou seja, é a página onde a pessoa indica o nome completo, nacionalidade e informações afins. No canto superior direito tem um QR CODE, devendo a pessoa clicar justamente neste QR CODE, onde terão acesso a uma outra página a qual pedirá que a pessoa confirme se deseja a obtenção do documento, qual seja, o Certificado de Registro de Manifestação de Interesse.
Neste Certificado terá uma declaração definindo que, de acordo com o Despacho n.º 3863-B/2020, no nome de Fulano de Tal, nascido em tal lugar, bem como a numeração da documentação, o QR CODE e um código de autenticação, no intuito de permitir a autoridade de saúde a verificar. Basicamente é este o documento. Está muito simplificada a forma de se obter este documento, o qual pode ser feito em casa, através de um computador, e ainda, pode ser enviado ao centro de saúde por e-mail.
Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!