Para você que virá ou que planeja vir a Portugal com o visto D2, seja como empresário, seja como profissional independente ou autônomo, deve ter consciência de que este visto permite-lhe sim trabalhar em Portugal como profissional subordinado, além de trabalhar como profissional autônomo ou através da sua empresa.
Exemplo
Imagine que Francisco é um profissional da área de TI que desenvolve com uma empresa própria de TI, websites, softwares para outras empresas e uma série de produtos através da empresa que possui. Mas Francisco quando chega em Portugal recebe também a proposta de uma empresa para realizar um part-time, ou talvez há um volume de horas fixas na semana ou no mês, um contrato full time, por exemplo, e recebe a proposta para trabalhar para a empresa de tecnologia, ou seja, a Google.
Nessa situação, tem-se o Francisco a manter sua empresa, mas também a trabalhar como um profissional subordinado para a outra empresa. Isto é possível e não é conflitante.
O fato de você ter uma empresa numa determinada área e trabalhar na mesma ou em área diversa daquela da sua empresa, mantendo-a ativa, não é proibido por lei. Você pode ter um trabalho como autônomo e pode ter também um trabalho como profissional subordinado pois não há vedação a esta situação.
Importante
Neste caso, é muito importante observar que as contribuições que são realizadas a empresa deverão continuar a serem realizadas, assim como as contribuições que você realizar como profissional subordinado também deverão continuar a serem efetivadas, para manter a sua situação regular, tanto com a autoridade tributária quanto com a segurança social.
É muito importante que você faça uma separação dos serviços que for prestar pela sua empresa, dos serviços que for prestar pelo seu contrato, porque efetivamente, o seu contabilista vai lhe informar melhor, é a forma adequada de se realizar a prestação de serviço e a faturação dos serviços prestados, fazendo uma separação daquilo que é da empresa e daquilo que foi prestado e está relacionado ao seu contrato pessoal.
Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!