O desempenho profissional autônomo em Portugal, pode ser organizado através de uma Atividade Independente declarada às Finanças.
Com esta atividade iniciada, você tem a capacidade de emitir faturas e recibos pela prestação de serviços de forma autônoma (que em Portugal recebem o nome de Recibos Verdes).
Com este tipo de desempenho profissional, de forma autônoma, também é possível iniciar um processo de Manifestação de Interesse.
No entanto, o que você deve prestar atenção e levar em consideração é que DEVE OBRIGATORIAMENTE emitir os recibos verdes, vez que se não emitir recibos, você não comprova que trabalha, e desta forma, não vai ter como se legalizar.
No processo de Manifestação de Interesse, a AIMA avaliará justamente isto: se você está a trabalhar.
Depois disso, veja o que é melhor para você. Se você gosta do local onde trabalha, tem um contrato estável, se dá bem com as pessoas com as quais trabalha e é um ambiente bom, fique neste local, mesmo depois de se legalizar. Se você é uma pessoa que as vezes tem o seu próprio ritmo, prefere ser autônomo, fazer o seu próprio ordenado, óbvio, o melhor para si é ter atividade aberta. Nesta hipótese, não irá lhe oferecer a segurança que o contrato de trabalho fornece, mas é o mais adequado para você.
Cada um tem um caso, cada um tem o seu resultado. Não modifique o que você já tem que é um contrato de trabalho, por exemplo, ou que é uma atividade aberta, para o outro ou vice-versa, porque isso só fará você perder mais tempo, ou seja, não acelerará o seu processo.
Para mais informações como essa, acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos muita força e boa sorte!