Os agendamentos para Manifestação de interesse já estão travados, bloqueados há algum tempo. Isto ocorreu por causa que a AIMA atualmente não está com disponibilidade de vagas para o ano de 2019.
As últimas vagas que foram ofertadas no sistema de forma de bloco, não estamos falando de vagas esparsas, uma vaga que teve na data de julho porque alguém cancelou, uma data que teve para outubro ou agosto porque alguém cancelou, estamos falando de um bloco de vagas, ou seja, um número grande que atenda a demanda que existe. Essas vagas foram disponibilizadas ainda em janeiro.
No entanto, estas eram novembro, outubro, dezembro de 2019, e nessa situação, imagina-se que a AIMA está sem vagas, sem condições de atender a demanda que existe hoje, ainda no ano de 2019, e só vão aparecer novas vagas quando houver disponibilidade da AIMA para o atendimento, que seriam nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020.
Logo, esta é uma informação, primeiro, especulativa, não é uma informação oficial do órgão, então é uma informação com base no que acreditamos, pela forma de funcionamento do sistema SAPA, pelo que já vem se demonstrado pelo sistema SAPA nos últimos meses de agendamento de bloco, não estamos falando daqueles espaços.
Pode vir a aparecer vagas esparsas? Pode. De acordo com desistências, com vagas que forem canceladas, porque o indivíduo que tinha aquela vaga, ou cancelou sua manifestação de interesse, fato que acontece, embora não seja muito comum, ou porque aquele indivíduo fez a sua legalização por algum outro fator ou por alguma outra forma admitida pela Lei de Estrangeiros, seja como estudante, seja por reagrupamento familiar, não importa como, quando a AIMA detecta que havia uma manifestação de interesse ali, cancela aquela vaga que estava disponível, aquele atendimento que seria feito em uma determinada data, e disponibiliza isso, evidentemente, para os outros utentes que estão aguardando vaga.
No entanto, o que aconteceu nesta última semana, no início de maio de 2019?
O AIMA modificou um pouco o sistema da Manifestação de Interesse, o sistema SAPA, porque antes apareciam todas as delegações, quer tivessem vagas, quer não, e agora não aparece mais delegação nenhuma.
Novamente – informação especulativa – não há uma informação oficial do órgão nesse sentido, pelo menos até o momento, mas, pelo que se pode entender, pelo que foi possível compreendermos, as vagas agora vão aparecer quando houver disponibilidade daquela delegação.
Imagine que delegação do Porto não tem vagas, logo, não aparece no sistema. Irá aparecer quando tiver uma vaga disponível ou o mais, e então a pessoa poderá selecionar a delegação e ver as vagas que estão disponíveis.
Isto acontece, primeiramente, porque é um aprimoramento no sistema. É evidente que evita que as pessoas fiquem procurando vagas em todas as delegações. Então, entra no sistema, fica no seu dia perdendo tempo procurando por cada delegação para ver se encontram efetivamente a vaga. Algo que, se não há vagas, não há porque as pessoas ficarem abrindo uma por uma das delegações para verificar isto.
É uma simplificação do sistema que vem a facilitar para que as pessoas possam encontrar vagas quando houver disponível. Isto vem para melhorar o atendimento.
Para mais informações como esta acesse www.diariodacidadania.com e desejamos a todos força e boa sorte!